
Qual as perguntas mais regulares numa entrevista de emprego?
É natural que quando nos dirigimos para uma entrevista de emprego estejamos nervosos. Mesmo quem é recrutador e está muito adaptado a realizar entrevistas de emprego quando se encontra do outro lado também se sente nervoso.
Para combater esse nervosismo é usual querermos precaver-nos ao máximo do que será questionado na entrevista de forma a estarmos o mais preparado possível. Contudo, lamento informar que não conseguirás calcular todas as questões que te serão colocadas, uma vez que depende sempre da personalidade de quem está a realizar a entrevista.
No entanto – boa noticia – é que existe muitas perguntas que são transversais e serão certamente colocadas.
O entrevistador poderá começar com a pergunta –
– Fala-me sobre si?
E aqui deverás responder de forma espontânea não dando a entender que memorizas-te a resposta – pensa que estás em frente aos teus amigos a contar o que já fizeste ou estás a fazer na empresa em que estás atualmente. Sinceridade é a base de qualquer entrevista de emprego.
Outras questões frequentemente colocadas são os motivos de saídas das tuas últimas experiências profissionais e o motivo pela qual estás à ponderar sair da tua empresa atual, caso seja o teu caso. E nestas questões deverá sempre manter um tom positivo, não procures argumentar e encontrar culpados, apenas referir as situações superficialmente sem entrar em muitos detalhes. Podes apenas argumentar que procuras uma nova oportunidade/desafio profissional.
– O que pensam os outros sobre si, como o descreveriam profissionalmente?
Esta questão também muito recorrente e tenta ecordar pequenos elogios que os outros foram fazendo ao longo da tua vida profissional. Com esta pergunta o recrutador procura conhecer um pouco mais de ti no que diz respeito às tuas competências a nível pessoal e inter-relacional.
Um das questões mais típicas é sem dúvida – O que sabe sobre esta organização/empresa?
Aí, o recrutador irá verificar se procuras-te informação sobre a organização e o que sabes sobre a mesma. Com esta questão consegues demonstrar o teu grande de interesse e motivação para fazer parte da organização em concreto.
A questão, muitas vezes colocada já quase na reta final da entrevista, é – Qual a sua expectativa salarial? – Pois bem, aí é o cliché do costume, deverei ou não dizer? Sim deves, e sobretudo sê sincero, pois o teu valor apenas tu o conheces melhor que ninguém!
(Para esta questão podes sempre consultar um texto na íntegra sobre o que fazer nesta situação também no nosso blog)
Existe muitas outras perguntas a mencionar, para tal podes sempre consultar o e-book onde constam um guia de questões que poderão ser utilizadas em contexto de entrevista.
Qualquer questão, podes sempre recorrer ao nosso e-mail institucional que teremos todo o gosto em ajudar-te!