Quais as competências mais procuradas pelas empresas em 2022?

Após um longo e duro período conturbado que vivemos ao enfrentar uma pandemia decretada mundialmente, as realidades alteraram-se. Desde a realidade social (os convívios noutrora estavam muito presentes nas nossas vidas, nos dias de hoje, face ao momento que vivemos, fazemos esses convivemos mas com muitas regras e cuidados de higiene e sempre com o receio do vírus que se instalou nas nossas vidas) –  à realidade empresarial. Esta última que assiste não só ao enfrentar de uma pandemia, como também a uma transformação digital inerente ao convívio permanente das novas tecnologias nas nossas vidas. 

Com as diversas transformações que ocorrem – inovação, social, cultural, politica, económica, digital… – as organizações encontram-se também elas em constante mudança e adaptação/readaptação. Como tal, os seus recursos humanos também eles têm que se adaptar/readaptar para conseguir acompanhar a volatilidade presente no mercado de trabalho e nas organizações. 

Assim, são diversas as competências transversais cada vez mais valorizadas pelas organizações tanto para que os seus colaboradores as tenham como também os mesmos as desenvolvam, de modo a garantir que a própria organização não perca “o comboio” e se adapte ao que o mercado exige. 

Com este texto, procurámos transmitir algumas destas competências valorizadas pelos empregadores para que tu próprio reflitas e possas perceber onde te encaixas, para onde queres ir e o que precisas de desenvolver ou melhorar. São as muito conhecidas soft skills”.

A noção da valorização que estas competências têm junto dos empregadores permite ainda poderes-te defender de uma forma eficaz numa entrevista de emprego face aos restantes candidatos. 

Logo, enunciamos as seguintes competências: 

 Resiliência – capacidade de recuperar um acontecimento negativo ou um obstáculo – enfrentar as adversidades; 

– Trabalho em equipa;

– Boa capacidade de comunicação – passagem da mensagem correta no momento mais oportuno;  

– Criatividade;

– Espirito critico;

– Motivação para aprender; 

– Resolução de problemas; 

– Abertura à mudança; 

– Comprometimento com a organização; 

 Proatividade – comportamento de antecipação e iniciativa para a mudança e assumir as suas responsabilidades. 

Estas competências poderão todas elas serem desenvolvidas, deverás sempre procurar pensar nelas quando desempenhas as tuas funções ou quando estás numa entrevista de emprego, pois estas competências serão um dos maiores fatores que te permitirão destacar dos restantes elementos/candidatos. 

Achas que te ajudamos a melhorares as tuas soft skils?

Alguma dúvida ou se precisares da nossa ajuda em algum assunto já sabes podes sempre entrar em contacto connosco via e-mail ou através dos nossos contactos disponíveis no nosso site. 

Deixe um comentário

© 2022 O teu Futuro. Todos os direitos reservados.