
Elevator Pitch
O que é?
Imagine a seguinte situação:
Entrou num elevador de um edifício empresarial, deslocava-se para uma entrevista de emprego para a Empresa XX, ao mesmo tempo que uma outra pessoa que estava ao telefone e desliga a chamada nesse momento e pelo pouco que ouviu de relance a chamada percebeu que essa mesma pessoa era o Diretor Geral da empresa XX. Tem um minuto, tempo da chegada do elevador ao 2º andar, para despertar a atenção do dono, o que diria? Acha que conseguiria superar o desafio? Abordará o dia chuvoso que se encontra lá fora? Ou aproveitará a oportunidade para se dar a conhecer?
Uma apresentação rápida, sucinta e eficaz, como?
– Quem? TU
– O quê? Ajudas a resolver um problema da empresa
– Como?
– Que estratégias defines?
– E quais os recursos necessários para atingires o pretendido?
– Quais as suas competências-chave?
A tentativa de abordar um problema da empresa e identificar possíveis estratégias para a sua resolução cativará a atenção da pessoa quanto aos seus argumentos e o seu conhecimento face à empresa em questão.
Resumindo, o Elevator Pitch trata-se de uma apresentação muito resumida de algo a uma outra pessoa a quem possa interessar essa apresentação. Um Elevator Pitch na área de Recursos Humanos é uma apresentação pessoal fora de contexto de entrevista a alguém responsável pela área de Recursos Humanos ou ao próprio Diretor Geral da empresa. Por sua vez um Elevator Pitch na área comercial trata-se de apresentar a sua ideia de negócio a alguém que possa investir no mesmo de uma forma rápida, informal e sucinta.
No Elevator Pitch o objetivo é conquistares a atenção sobre ti ou para o projeto que estás a defender, sendo a parte inicial o fulcral para captar a atenção de quem está a ouvir- uma boa estratégia é utilizar palavras-chave que desperte a atenção. Mostre alegria, paixão e entusiasmo em toda a sua breve apresentação. Todos os Elevator Pitch deverão ser personalizados e adaptados a cada situação/empresa. O importante é demonstrar como pode contribuir para aquela empresa. Deverá conhecer bem os seus pontos fortes e fracos ou do produto que se encontra a representar. Termina com uma questão e cria o momento-chave para captar a atenção.
Assim, resumimos em 10 pontos fundamentais para criares o teu Elevator Pitch perfeito:
1- Estrutura a tua apresentação;
2- Personaliza-o a cada empresa/cliente;
3- Aplica emoção, alegria, paixão;
4- Identifica os pontos fortes e fracos;
5- Procura um problema da empresa e apresenta estratégias de resolução;
6- Menciona como podes contribuir para a solução;
7- Conhece bem e aprecia as tuas competências-chave;
8- Cativa a atenção do ouvinte;
9- Finaliza com uma questão;
10- Pratica, pratica, pratica.
Se pensarmos no mundo atual, com a constante informação que recebemos diariamente, é importante diferenciarmo-nos/destacarmo-nos dos demais. O Elevator Pitch é uma estratégia cada vez mais utilizada nas empresas de forma a que rapidamente identifique os melhores, quer nos processos de venda, quer nos processos de Recrutamento e Seleção.
Estás preparado para criares o teu Elevator Pitch de apresentação pessoal?
Alguma dúvida? Nós podemos ajudar-te!