
Numa entrevista de emprego, o que responder à questão – Qual a tua expectativa salarial?
Durante o processo de Recrutamento e Seleção é usual a aferição, por parte do recrutador, de qual a expectativa salarial de cada candidato de modo a perceber o seu enquadramento salarial em concordância com o orçamento definido pela empresa para a função em concreto.
Existe muito o pensamento de que as empresas questionam a expectativa salarial aos candidatos e muitas vezes já sabem qual o valor que estão dispostos a pagar para a função, mas pode não ser bem assim, tudo depende.
Se considerarmos uma empresa de grande dimensão, com mais de 250 colaboradores, em princípio, já terá um orçamento definido para cada função sem existir qualquer tipo de elasticidade no valor. Mas se falarmos de uma empresa de menor dimensão, por vezes assenta num intervalo salarial previamente definido, intervalo este que em muitos casos poderá ser alterado pois encontra-se sujeito aos candidatos que se encontram no processo de recrutamento e seleção.
Assim, esta pergunta nem sempre é insignificante por parte dos recrutadores. Em muitas situações é para que a empresa obtenha um valor de referência do candidato e são muitos os casos em que o candidato enuncia o valor e a empresa supera esse valor na sua oferta salarial.
Sim, sabemos que existe empresas com comportamentos diferentes, mas a nossa sugestão é que não tenhas receio de dizer o valor pelo qual esperas obter com o exercício daquela função. Tu sabes o teu valore mesmo que a empresa não valorize ou acabes por não ficar selecionado naquele processo de Recrutamento pelo valor salarial que solicitaste, não te preocupes – surgirá uma empresa que pagará o valor que mereces!
O correto é sempre indicar o valor tendo por base o que te encontras a auferir. Caso estejas desempregado, poderás indicar o valor que auferias na tua última função. Se é a tua primeira experiência profissional e não sabes que valores o mercado remunera, recomendamos que te informes junto de amigos teus que já se encontram a trabalhar na tua área ou consulta um especialista de Recursos Humanos que te ajudarão a enquadrar no mercado de trabalho.
Caso também necessites de algum auxílio, quer na construção do teu currículo vitae, quer em dúvidas relacionadas com a área de Recursos Humanos, podes sempre entrar em contacto connosco através do nosso e-mail que a nossa equipa é multidisciplinar e detém uma pessoa especializada nesta área que te poderá ajudar.