
As empresas devem ou não colocar a proposta salarial num anúncio de emprego?
Diversas empresas e profissionais de Recursos Humanos optam por não colocar o pacote salarial aquando a disponibilização de um anúncio de emprego. E muitas vezes se questionam se é correto não colocar o pacote de remuneração a oferecer ou se o correto é mesmo colocar o pacto de remuneração para a função em aberto.
Muitas são as críticas que surgem aos anúncios que não contêm essa informação, mas a questão é: essas criticas têm fundamento?
Como profissional de RH e com base nos vários estudos e investigações que já realizei, a opinião é unânime. Numa empresa multinacional que os valores para a função em questão e tendo em conta os anos de experiência de cada colaborador estão definidos não existindo qualquer tipo de flexibilidade para que seja diferente – sim deverá ser colocado o pacote de remuneração salarial definido para a função – ou melhor, o range salarial, que em muito varia face aos anos de experiência do candidato selecionado.
Agora se a empresa é uma pequena, média ou até mesmo grande empresa mas não apresenta políticas salariais definidas, existindo diversas margens de flexibilidade consoante experiência profissional comprovada de cada colaborador, poderá não ser correto colocar o pacote de remuneração salarial definido para a função – uma vez que esse pacote arriscará a sofrer alterações.
Depende da experiência do candidato – júnior ou sénior -,
depende da localidade em que o candidato reside,
depende do Know-how que o candidato poderá aportar para a Empresa, como por exemplo, poderá já ter uma larga experiência no setor de atividade da Empresa – ou seja, num concorrente da Empresa, que poderá ser uma grande mais-valia para a mesma.
A resposta à questão é então – depende.
Nas Empresas de pequena dimensão um dia de atividade poderá alterar muitos factos e fixar um valor inicial quando este poderá ser alterado, condiciona o processo de Recrutamento e Seleção e inclusive a Empresa poderá perder candidatos que poderiam ser o fit ideal com a Empresa, pela questão da expectativa salarial. Nesta relação, candidato – Empresa, é sempre importante que cada um conheça os seus valores médios e os seus valores máximos para que ambos não estejam a perder o seu tempo durante o processo de Recrutamento e Seleção. É igualmente importante que ambos não fragilizem as expectativas do outro, candidato – Empresa; Empresa – candidato.
Numa fase inicial em contexto de entrevista, a Empresa/recrutador deverá questionar a expectativa salarial ao candidato para que desde logo se entendam entre ambos o enquadramento na organização e no valor máximo que a Empresa está disponível a remunerar para aquela função – Gestão de expectativas é crucial para o sucesso de um Recrutamento.